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Juarez Paraiso
Foto Juarez 1

A atuação de Juarez Paraiso na área artística foi marcada por grande importância tanto na criação de obras murais em espaços públicos e privados, assim como experimentações em diversas técnicas e no desenvolvimento de pesquisas artísticas. Iniciou sua carreira artística na década de 1950, angariando duas premiações no 2º Salão Universitário Baiano de Belas Artes, realizado em 1952, em Salvador. Destacou-se como membro da segunda geração modernista da Bahia, tendo realizado sua primeira exposição individual em 1960, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Participou de inúmeras exposições e teve destacada atuação no ensino superior na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Nos anos 1960 foi autor de relevante produção de arte abstrata em desenho e gravura e em obras murais figurativas e abstratas. A continuidade das atividades com murais se prolongou nas décadas seguintes e se estende até os dias de hoje. Sua poética visual apresenta características de dinamismo, organicidade e sensualidade, com destaque na utilização da linha como elemento básico das composições.

Autorretrato.
1983. Litogravura, 80 x 60 cm. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Desenho abstrato.
1962. Nanquim (bico de pena) sobre papel, 77 x 56 cm. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Desenho acadêmico.
1963. Carvão, 107 x 45 cm. Prova prática do concurso para Professor Catedrático da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Mural do Cine Bahia (destruído).
1968. Mural (destruído). Salvador. Foto: Arquivo do artista
Ambientação do Cine Tupy (destruído).
1968. Ambientação (destruída). Salvador. Foto: Arquivo do artista
Ambientação do Cine Tupy (destruído).
1968. Ambientação (destruída). Salvador. Foto: Arquivo do artista
Homenagem a Albrecht Durer.
1971. Gravura em metal e clichê fotográfico, 46 x 50 cm. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Mural da Secretaria da Agricultura (detalhe).
1974. Relevos de concreto, massa de cimento e barro e aplicação de vidrotil, 4,45 x 17,65 m. Centro Administrativo da Bahia, Salvador. Foto: Arquivo do artista
Painel do Clube da Aeronáutica de Brasília.
1976. Entalhe. Painel para o Clube da Aeronáutica de Brasília. Foto: Arquivo do artista
Paisagem Cósmica.
1976. Técnica mista sobre madeira. Sete painéis de 1,60 x 2,20 cm, cada. Clube da Aeronáutica de Brasília. Foto: Arquivo do artista
Mural e calçadões do Edifício Monsenhor Marques.
1978. Largo da Vitória, Salvador. Foto: Arquivo do artista
Gestação.
1979. Fibra de vidro, 3 x 9 x 1m. Parque de Exposições Agropecuária, Salvador. Foto: Arquivo do artista
Invertebrado.
1979. Relevos de massa de cimento e barro e vidrotil, 3 x 9 x 1m. Parque de Pituaçú, Salvador. Foto: Arquivo do artista
Vista geral do Mural do Hospital Roberto Santos.
1979. Relevos com massa de cimento e barro e pintura acrílica. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Mural do Hospital Roberto Santos (detalhe).
1979. Relevos com massa de cimento e barro e pintura acrílica. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Calçadões da Praça da Sé (destruido).
1982. Pedra portuguesa. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Série Violência.
1982. Fotomontagem. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Totens.
1986. Cabaças, búzios, massa de resina poliéster e fibra de vidro. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Oxumaré (destruído).
1988. Relevos de massas de cimento e barro e tinta acrílica. Mural do Cine Art I (destruído). Salvador. Foto: Arquivo do artista
Abstração.
1990. Xilogravura em cores sobre papel, 60 x 57 cm. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Mural do Museu Geológico.
1998. Pedras naturais, relevos de massa de cimento e barro. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Autorretrato.
1983. Litogravura, 80 x 60 cm. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Desenho abstrato.
1962. Nanquim (bico de pena) sobre papel, 77 x 56 cm. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Desenho acadêmico.
1963. Carvão, 107 x 45 cm. Prova prática do concurso para Professor Catedrático da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Mural do Cine Bahia (destruído).
1968. Mural (destruído). Salvador. Foto: Arquivo do artista
Ambientação do Cine Tupy (destruído).
1968. Ambientação (destruída). Salvador. Foto: Arquivo do artista
Ambientação do Cine Tupy (destruído).
1968. Ambientação (destruída). Salvador. Foto: Arquivo do artista
Homenagem a Albrecht Durer.
1971. Gravura em metal e clichê fotográfico, 46 x 50 cm. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Mural da Secretaria da Agricultura (detalhe).
1974. Relevos de concreto, massa de cimento e barro e aplicação de vidrotil, 4,45 x 17,65 m. Centro Administrativo da Bahia, Salvador. Foto: Arquivo do artista
Painel do Clube da Aeronáutica de Brasília.
1976. Entalhe. Painel para o Clube da Aeronáutica de Brasília. Foto: Arquivo do artista
Paisagem Cósmica.
1976. Técnica mista sobre madeira. Sete painéis de 1,60 x 2,20 cm, cada. Clube da Aeronáutica de Brasília. Foto: Arquivo do artista
Mural e calçadões do Edifício Monsenhor Marques.
1978. Largo da Vitória, Salvador. Foto: Arquivo do artista
Gestação.
1979. Fibra de vidro, 3 x 9 x 1m. Parque de Exposições Agropecuária, Salvador. Foto: Arquivo do artista
Invertebrado.
1979. Relevos de massa de cimento e barro e vidrotil, 3 x 9 x 1m. Parque de Pituaçú, Salvador. Foto: Arquivo do artista
Vista geral do Mural do Hospital Roberto Santos.
1979. Relevos com massa de cimento e barro e pintura acrílica. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Mural do Hospital Roberto Santos (detalhe).
1979. Relevos com massa de cimento e barro e pintura acrílica. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Calçadões da Praça da Sé (destruido).
1982. Pedra portuguesa. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Série Violência.
1982. Fotomontagem. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Totens.
1986. Cabaças, búzios, massa de resina poliéster e fibra de vidro. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Oxumaré (destruído).
1988. Relevos de massas de cimento e barro e tinta acrílica. Mural do Cine Art I (destruído). Salvador. Foto: Arquivo do artista
Abstração.
1990. Xilogravura em cores sobre papel, 60 x 57 cm. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Mural do Museu Geológico.
1998. Pedras naturais, relevos de massa de cimento e barro. Salvador. Foto: Arquivo do artista
Referências
Bibliográficas:

AMADO, Jorge. Navegação de cabotagem: apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei. Rio de Janeiro: Record, 1992.

MIDLEJ, Dilson. Juarez Paraiso: estruturação, abstração e expressão nos anos 1960. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Escola de Belas Artes, Salvador.

______. O acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia. 2007-2008. Pesquisa para o Museu de Arte Moderna da Bahia. 60 f. Não publicado.

PARAISO, Juarez. Juarez Paraiso: desenhos e gravuras. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado: Copene, 2001. 124 p. (Casa de palavras, Desenhos, 5).

______. FALCÃO, Washington (Org.). A obra de Juarez Paraiso. Salvador: Juarez Paraiso, 2006. 392 p.

7 DIAS das artes plásticas. A Tarde, Salvador, p. 4, 29 nov. 1960

VALLADARES, José do Prado. Artes maiores e menores. Salvador: Universidade da Bahia, 1957. (Publicações da Universidade da Bahia, 6). p. 157-176.

 
Arquivísticas:

ATA da sessão de Congregação, 19 maio 1964. In: LIVRO de Atas da Congregação 1959 a 1965. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes. f. 152. Envelope 260. Manuscrito.

OFÍCIO 2265, 29 abr. 1957. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes. Caixa 95. Datilografado.

PETIÇÃO de matrícula 25 fev. 1960. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes. Envelope 95. Manuscrito e datilografado. Contém assinaturas de Juarez Paraiso e Mendonça Filho.

 
Eletrônicas seguidas dos links:

MIDLEJ, Dilson. Adam Firnekaes e Juarez Paraiso: duas faces da abstração na Bahia. Revista Ohun. Revista eletrônica do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA. Ano 2, nº 2, outubro 2005. SSN: 18075479. Disponível em: <http://www.revistaohun.ufba.br/pdf/Dilson_Rodrigues.pdf>.

PARAISO, Juarez. Enciclopedia Itaú Cultural Artes Visuais. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2355&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=1>. Acesso em: 14 abr. 2013.

 

Bibliografia sobre o artista:
Livros e catálogos:

ARTISTAS abstratos da Bahia. Salvador: Instituto Cultural Brasil-Alemanha, 1964. Não paginado. Catálogo de exposição aberta em 2 mar. 1964a.

ARTISTAS abstratos no ICBA. A Tarde, Salvador, p. 16, 7 mar. 1964b.

A GRAVURA na Bahia. Cultura e arte na Bahia. Prefeitura da Cidade do Salvador; Departamento de Cultura. Salvador: Bureau [1977]. Não paginado, il., p&b. Catálogo da mostra Retrospectiva da gravura na Bahia. [22 jul. a 30 ago. 1977]. Texto de Juarez Paraiso. Contém biografias dos artistas.

BIENAL, Nacional de Artes Plásticas (Primeira). Textos de Hildete de Britto Lomanto, Clarival do Prado Valladares, Wilson Rocha et al. Salvador: Imprensa Oficial da Bahia, 1966. Não paginado, il. (Catálogo da exposição de 28 dez. 1966 a 28 fev. 1967).

COELHO, Ceres Pisani Santos. Artes plásticas: movimento moderno na Bahia. 1973. 223 f. il. Tese (concurso para professor Assistente) - Departamento I, EBA / Ufba. Salvador.

EXPOSIÇÃO do centenário de fundação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Salvador: S. A. Artes Gráficas, [1977]. Não paginado, il. 21,2 x 22cm; Catálogo.

LUDWIG, Selma Costa. A Escola de Belas Artes cem anos depois. Salvador: Centro de Estudos Baianos, 1977. 18 p.

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA. Textos de Denise Mattar, Antonio Riserio e Heitor Reis. São Paulo, 2002. 288 p. il.

OLIVEIRA, Zélia Maria Povoas de. Desenho-ensino-comunidade. Salvador: Imprensa Universitária da UFBA, 1970. 200p., il. (Edições Estuário; Tese para concurso de professor assistente do Departamento II da Escola de Belas Artes da UFBA).

O MODERNISMO na Bahia. Sala especial do 1º Salão MAM-BA de artes plásticas. Salvador: Museu de Arte Moderna da Bahia, 1994. 1º dez. 1994. Textos de Sofia Olszewski Filha, Jorge Amado, Heitor Reis at al. Folheto tamanho A2, 3 dobras, il., p&b. 23 x 16,2 cm (fechado); 46,4 x 63,7 cm (aberto). Exposição de 42 obras, de 38 artistas.

PARAISO, Juarez. Belas artes: 1877/1996. Salvador: s.n., 1996. 50 p., il. Catálogo. 14,2 x 22,5 cm.

______. Escola de belas artes da UFBA: primeira pesquisa 1989/1990. Salvador: não publicado, 18 dez. 1990, 7 f. Disponível na Biblioteca da Escola de belas da UFBA.

______. Escola de belas artes da UFBA: segunda pesquisa 1991/1992. Salvador: não publicado, s.d., 15 f. Disponível na Biblioteca da Escola de belas da UFBA.

______. In: Juarez Paraiso: desenhos e gravuras. Textos de Jorge Amado, Wilson Rocha, Riolan Coutinho et al. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado: COPENE, 2001. 124 p. il. (Casa de palavras, Desenhos, 5).

PONTUAL, Roberto. Jenner: a arte moderna na Bahia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974. 184 p., il., color.

PORTUGAL, Claudius Hermenn. Outras cores: 27 artistas da Bahia: reportagens plásticas. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1987. 105 p. (Casa de palavras).

______. Juarez Paraíso: um mestre na arte da Bahia. Salvador: Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 2009. 140 p. (Gente da Bahia ; 7).

ROCHA, Wilson. Artes plásticas em questão. Salvador: Omar G., 2001. 368 p. il.

VALLADARES, José. Artes Maiores e menores: seleção de crônicas de arte 1951-1956. Salvador: Universidade da Bahia, 1957. 184 p. il.

100 ARTISTAS plásticos da Bahia. Textos de Carlos Eduardo da Rocha e Matilde Matos. Salvador: Prova do Artista, 1999. 120 p. il.

 
Periódicos:

ARTISTAS abstratos no ICBA. A Tarde, Salvador, p. 16, 7 mar. 1964.

CARLOS, Antonio. Sábado, com sofisticação: exposição. A Tarde, Salvador, 7 mar. 1964. Caderno A Tarde para domingo, p. 20.

CELESTINO, Mônica. Casa das artes. Correio da Bahia. Salvador, 17 dez. 2002. Disponível em: <http://www.correiodabahia.com.br/2002/12/17/noticia.asp?link=not000067448.xml>. Acesso em: 19 mar. 2005.

ICBA realizará exposição de artistas abstratos da Bahia. Jornal da Bahia, Salvador, [p. 6], 27 fev. 1964.

PARAISO, Juarez. In: Revista da Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, n.40, abr. 2005. 134 p. il. Texto de Juarez Paraiso p. 117-134.

­­VALLADARES, Clarival do Prado; SIMÕES, Hélio. Abstratos da Bahia no instituto alemão: abstracionistas da Bahia. A Tarde, Salvador, 14 mar. 1964. Caderno Literatura & arte, p 19.

 

Juarez Marialva Tito Martins Paraiso (Arapiranga, município de Minas de Rio de Contas, BA, 03 de setembro de 1934).

Retrato:
Foto Juarez 1

Detalhe de fotografia de 1997, de registro do recebimento da Medalha 2 de Julho, concedida pela Prefeitura Municipal de Salvador. Autor não informado na fonte. Fonte: livro “A obra de Juarez Paraiso”, 2006, p. 340

Formação:

1951 – Curso Anexo do Instituto Baiano de Artes Plásticas, prédio da Escola de Belas Artes (antigo Solar Jonathas Abbott). Rua do Tijolo (e depois Rua 28 de Setembro), Centro Histórico de Salvador. Cursos livres noturno de instruções preliminares de desenho artístico, desenho geométrico e de modelagem.

03/1952 a 17/12/1956 – Curso Graduação em Pintura. Escola de Belas Artes (Rua 28 de Setembro), Centro Histórico de Salvador.

1957 a 1959 – Curso Graduação em Gravura. Escola de Belas Artes (Rua 28 de Setembro), Centro Histórico de Salvador.

1960 a 1962 -  Curso Graduação em Escultura. Escola de Belas Artes (Rua 28 de Setembro), Centro Histórico de Salvador.

Período de atividade:

1952 até a presente data.

Principais especialidades:

Muralista, desenhista e gravador.

Outras atividades:

Professor, escultor, pintor, fotógrafo e crítico de arte.

Assinatura:
Assinatura 1

Assinatura extraída da última capa do livro “Juarez Paraiso: desenhos e gravuras”, 2001

 

Assinatura 2

Assinatura extraída do desenho “Natividade”, 1997, do livro “Juarez Paraiso: desenhos e gravuras”, 2001, p. 11a

 

Dados biográficos:

Juarez Paraiso (Juarez Marialva Tito Martins Paraiso) nasceu em 03/09/1934, em Arapiranga (antiga Furnas), no município de Minas de Rio de Contas, na Bahia, região da Chapada Diamantina, terceiro filho do casal Isaltino Concécio Paraiso e Eulália Martins Alves Paraiso. Isaltino, negro, era soteropolitano e conheceu Eulália em Minas de Rio de Contas, onde foi procurar trabalho. Eulália, branca, descendente de portugueses, era riocontista. Cinco anos após o nascimento de Juarez Paraiso, a família estabeleceu-se em Minas de Rio de Contas.  Em 1942 Isaltino viaja para Salvador, com o intuito de se estabelecer e sua esposa e seis filhos juntaram-se a ele no ano seguinte. Isaltino atuaria como contador e, depois, como professor (PARAISO, 2006, p. 334).

Os primeiros contatos de Juarez com o desenho deram-se com lápis de cores quando criança, em Minas de Rio de Contas, ocasião em que também brincava modelando o barro nas regiões ribeirinhas e, pouco tempo depois, com seus primeiros entalhes em umburana, madeira esculpida a canivete.

Já adolescente, era fascinado pelas personagens das histórias em quadrinhos e os universos gráficos da aventura e da ficção científica dos desenhistas Alex Raymond, Harold Foster, Will Eisner e Burne Hogarth, com os quais preencheu vários álbuns com cenas retiradas das revistas daqueles ilustradores. Talvez venha daí o interesse e a preferência, anos depois, já adulto, pelo desenho e pela linha, recursos nos quais desenvolveria uma habilidade excepcional. Um desses álbuns foi mostrado por Isaltino ao artista e professor da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia, Raymundo Aguiar, em busca de orientação e este recomenda que o jovem se matriculasse no Curso Anexo do Instituto Baiano de Artes Plásticas, o qual funcionava no mesmo prédio da Escola de Belas Artes, no antigo Solar Jonathas Abbott, que oferecia cursos livres e instruções preliminares de desenho artístico, desenho geométrico e de modelagem. Seguindo a recomendação, Juarez matriculou-se no Curso Anexo, à noite. Uma nova etapa na sua formação educacional se deu posteriormente, em março de 1952, com sua aprovação no vestibular para a Escola de Belas Artes, aos 17 anos. Concluiu três cursos: Pintura (termino em 17/12/1956), Gravura, então o primeiro curso superior aberto no país, e Escultura (PETIÇÃO…, 1960).

Teve como professores, Raymundo Aguiar (Raymundo Chaves de Aguiar, 1893-1989), Mendonça Filho (Manoel Ignácio de Mendonça Filho, 1895-1964), Alberto Valença (Alberto de Aguiar Pires Valença, 1890-1983) e Ismael de Barros (1898-1993), dentre outros. De todos, Mendonça Filho — também diretor da Escola de Belas Artes —, teria um papel fundamental que extrapolaria o desenvolvimento do aprendizado de Juarez Paraiso, apoiando-o quando de sua função de professor naquela mesma Escola na cátedra de Desenho de Modelo Vivo, em virtude da aposentadoria de Alberto Valença.

Em termos de participação em exposições, já evidenciava, a partir de 1952, uma qualificação técnica e expressiva dos recursos oferecidos pela pintura e pela escultura que favoreceram seu destaque na primeira mostra coletiva: o 2º Salão Universitário Baiano de Belas Artes, rendendo-lhe uma Medalha de Ouro na seção de Escultura e Menção Honrosa na seção de Pintura (PARAISO; FALCÃO, 2006, p. 344). No ano seguinte, angariou a Medalha de Ouro na seção de Desenho do 3º Salão Universitário Baiano de Belas Artes e, em 1954, o segundo prêmio de Desenho no 2º Congresso Nacional de Artes Plásticas e Menção Honrosa no 4º Salão Baiano de Belas Artes. Neste último, o crítico José do Prado Valladares (1957, p. 158) destacou o nome de Juarez Paraiso, ao lado de Arnaldo Britto, como “[...] dois pontos altos do salão, com dois quadros de pequenas dimensões [...]” da sessão de Pintura. No ano seguinte, 1955, na quinta edição do Salão Baiano de Belas Artes, instalado na galeria da Diretoria Municipal de Turismo (Belvedere da Sé), Juarez Paraiso destacou-se ao angariar o prêmio Universidade da Bahia, com um estudo de nu feminino, participando da Divisão Geral (VALLADARES, 1957, p. 158; 165). Já no 6º Salão Baiano de Belas Artes, instalado em galerias da Escola de Belas Artes, em 1956, Juarez Paraiso não obteve premiação, porém, uma vez mais, chamou a atenção de José do Prado Valladares (1957, p. 172-173). Ainda naquele mesmo ano de 1956, mais dois outros prêmios: no IV Congresso Nacional de Estudantes de Arte, em Recife (primeiro prêmio de Desenho) e V Festival Universitário de Arte (segundo lugar seção de Pintura) (PARAISO, 2001, p. 99).

A formação acadêmica de Juarez Paraiso se deu paralelamente a sua experiência como professor, entre 1956 a 1960 (PARAISO; FALCÃO, 2006, p. 342), no Instituto Baiano de Ensino e, posteriormente, com sua contratação a partir de 26/04/1957, para exercer a função de Auxiliar de Professor Regente na Escola de Belas Artes. (OFÍCIO 2265, 29 abr. 1957).

Ao término do curso Escultura, o diretor da EBA Mendonça Filho ofereceu-lhe uma bolsa de estudos na Europa, para passar dois anos em Paris e um na Itália (MIDLEJ, 2008, f. 35). A opção de dar continuidade ao trabalho como professor e a sua própria carreira como artista, aqui mesmo no Brasil, levou-o a recusar a oferta da bolsa, pois dado ao relevante papel da EBA no cenário artístico baiano e nacional ¾ foi a segunda Escola de Belas Artes do país ¾ e sendo uma importante referência no ensino de arte, tornar-se professor daquele estabelecimento era algo que agregava prestígio social e respeito. (MIDLEJ, 2008, f. 35). Dois anos após sua contratação, Juarez passou a lecionar Desenho Artístico II e sua experiência como docente estendeu-se, oficialmente, até sua aposentadoria, em 1998, com posteriores colaborações no Programa de Pós-Graduação daquela mesma Escola. Em 1996 foi destacado como Professor Emérito da UFBA.

Juarez Paraiso integra a chamada segunda geração de artistas modernos da Bahia, juntamente com Calasans Neto, Sante Scaldaferri, Jenner Augusto, Betty King, Adam Firnekaes, Riolan Coutinho, Leonardo Alencar, Sonia Castro e Jamison Pedra e teve destacada atuação a partir da década de 1960, exemplificada pela abordagem não-figurativa na produção de desenhos abstratos, constituindo-se no mais importante artista daquela segunda geração (MIDLEJ, 2008, f. 179), tendo exercido influência muito grande na formação de novos artistas. Além da qualidade artística das suas criações, uma das atividades desenvolvidas pelo artista que também referendam essa afirmativa é a atuação como Secretário Geral das Bienais da Bahia, certame cujo nome oficial era Bienal Nacional de Artes Plásticas, porém, tornou-se conhecido popularmente por Bienais da Bahia e teve duas edições, em 1966 e 1968. Não houve continuidade devido à extinção por decreto do governo Luiz Vianna Filho (PARAISO, 2005, p. 122), receoso de possíveis represálias pela ditadura militar que acabara de editar o Ato Institucional número 5, o AI-5. Já em projeto de gestação desde 1960 (7 DIAS…, 29 nov. 1960, p. 4), a Bienal Nacional de Artes Plásticas teve entre seus idealizadores Alaor Coutinho, diretor do Departamento da Educação Superior e da Cultura (DESC) — espécie de Fundação Cultural do Estado da época — no governo de Antônio Lomanto Júnior. Como Secretário Geral Juarez Paraiso contou com uma equipe eficiente de profissionais, dentre os quais estavam Riolan Coutinho, Chico Liberato e o arquiteto Pasqualino Magnavita.

Desenhista e muralista brilhante, produziu diversas esculturas, painéis, decorações de carnaval, peças gráficas, figurinos e cenários para teatro e murais em espaços públicos e privados no Estado da Bahia e em Brasília, fazendo do domínio técnico um aliado incondicional da sua produção artística. Suas mais destacadas obras foram o mural do Cine Bahia e a ambientação do Cine Tupy (de 1968, ambos destruídos), o mural da Secretaria da Agricultura, no Centro Administrativo da Bahia (1974), o painel para o Clube da Aeronáutica de Brasília (1976), o mural do Hospital Roberto Santos (1979), os murais dos Cines Art I e II (1988, destruídos), mural do Museu Geológico (1998), além de esculturas expostas na entrada do Parque de Exposições Agropecuária de Salvador (1979), no Parque de Pituaçú (1979), no Condomínio de Interlagos (1986) e no Parque de Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia (1997). Nesse âmbito de atuação em espaços públicos situam-se, também, calçadões, com destaque para os do Edifício Monsenhor Marques, no Largo da Vitória, em Salvador (1978), os calçadões da Praça da Sé (1982, destruídos) e calçadões do Hospital da Aliança da Bahia (1989) e do seu Setor Pediátrico (2001), trabalho que continuou a se desenvolver nos anos seguintes, abrangendo relevos e gradis.

Em diversas ocasiões Juarez Paraiso mereceu comentários do escritor baiano Jorge Amado. Um destes comentários originou-se da participação, em 1977, do artista encarnando, como ator, a personagem Pedro Archanjo no filme Tenda dos milagres (PARAISO; FALCÃO, 2006, p. 8), participação relatada no livro de memórias Navegação de cabotagem (AMADO, 1992, p. 458). Porém, o mais significativo é o relato da contratação do artista pelo Governo do Estado para a realização do mural para a Secretaria de Agricultura no Centro Administrativo da Bahia – CAB. Com a alegação de ser “um dos principais artistas brasileiros, nada fica a dever aos demais, é um mestre” (AMADO, 1992, p. 457) Jorge Amado inseriu o nome dele na relação de artistas sugeridos ao Governador Antonio Carlos Magalhães para trabalhar nos murais e painéis do novo centro administrativo da cidade. Só que como Juarez cultivava desafetos e “acabara de sair de uma cadeia de meses. Na impossibilidade de ocultar-lhe a posição de militante de esquerda, ao propor-lhe o nome castiguei nos elogios ao artista: para mim dos primeiros da Bahia, eu o situo entre os principais” (AMADO, 1992, p. 457). Antonio Carlos Magalhães não discordou do escritor e alegou conhecer e apreciar a obra do artista (AMADO, 1992, p. 458). Jorge Amado, todavia, descreve que o funcionário incumbido de receber os projetos “ao ver a assinatura perseguida” enfurnou o material de Juarez Paraiso na gaveta. Resultado: os demais artistas iam sendo convocados para assinar os contratos, exceto Juarez. Pressionado a dar alguma satisfação às constantes cobranças do artista, o responsável pelo recebimento dos projetos alegou o Governador não ter gostado da proposta do artista e recusou-a (AMADO, 1992, p. 459). Descontente, Juarez Paraiso deu a noticia a Jorge Amado e agradeceu a indicação do seu nome para o projeto. Estranhando o ocorrido, o escritor indagou o motivo da recusa telefonando diretamente para o Governador. Resultou que Antonio Carlos Magalhães nada sabia do ocorrido, desconhecia, não vira e nem proibira o projeto e entendendo ter havido abuso de autoridade, mandou que Juarez fosse às 14h daquele mesmo dia no CAB, para assinar o contrato e assim se resolveu a celeuma.

No desenho, Juarez Paraiso utilizou o eucatex como suporte, o que conferia maior durabilidade e resistência às obras. Na xilogravura utilizou pano como suporte para impressões coloridas, extrapolando, assim, a limitação das reduzidas dimensões dos papéis disponíveis no mercado, na época (meados dos anos 1960 e, posteriormente, nos 1970), e evitando a utilização de vidro, fatores esses que facilitavam a circulação das peças. Foi assim que produziu 10 peças apresentadas no Festival de Arte Negra da Nigéria, em 1975. Nos anos 1970 inseriu técnicas de clichê tipográfico mesclados às técnicas de água-forte e água-tinta, da gravura em metal. (PARAISO; FALCÃO, 2006, p. 344).

Os entrelaçamentos de formas circulares de conotação orgânica constituem uma inconfundível marca da produção paraisoana, e se espelhava nas diversas técnicas com as quais trabalhou. Participou de exposições no Brasil e no exterior, com destaque para os 8º, 12º e 16º Salões Nacionais de Arte Moderna (respectivamente em 1959, 1963 e 1967), no Rio de Janeiro, duas edições do Panorama de Arte Atual Brasileira 1969 (1970 e 1975), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o 28º Salão Paranaense (1970), em Curitiba, no qual obteve um prêmio de aquisição e a 12ª Bienal Internacional de São Paulo (1973), onde expôs “Mutações”, uma série de desenhos em nanquim e acetato sobre papel, e “Fotomontagens”, conjunto com variações de expressões fisionômicas do artista mesclados a órgãos e detalhes da anatomia humana. (MIDLEJ, 2008, f. 168-171). Participou, também, da 14ª Bienal Internacional de São Paulo (1977).

Mostras individuais:

1960 – Salvador, BA – Individual, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

1963 – Salvador, BA – Individual, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1964 – Salvador, BA – Individual, na Galeria Querino.

1965 – Salvador, BA – Individual, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba (Goethe Institut).

1966 – Rio de Janeiro, RJ – Individual, na Galeria Mont’Martre Jorge.

1967 – Salvador, BA – Individual, na Galeria da Sereia, Pelourinho.

1990 – Salvador, BA – Individual, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA (espaço expositivo das Oficinas de Expressão Plástica, com 19 gravuras, uma escultura e uma pintura).

2000 – Salvador, BA – Individual, na Galeria da Fotografia.

2000 – São Félix, BA – Individual, na V Bienal do Recôncavo (Sala Especial), Centro Cultural Dannemann.

2006 – Salvador, BA – Individual, no Museu de Arte da Bahia – MAB.

2008 – Lauro de Freitas, BA – Histórias e Vidas, no Serviço de Atendimento ao Turista. Promoção da União dos Artistas de Lauro de Freitas – Unialf.

 

Participações em Salões, Bienais e coletivas:

1952 – Salvador, BA – 2º Salão Universitário Baiano de Belas Artes. Medalha de Ouro na Seção de Escultura; Menção Honrosa na Seção de Pintura.

1953 – Salvador, BA – 3º Salão Universitário Baiano de Belas Artes. Medalha de Ouro na Seção de Desenho.

1954 – Salvador, BA – 2º Congresso Nacional de Artes Plásticas. 2º Prêmio de Desenho.

1954 – Salvador, BA – 4º Salão Baiano de Belas Artes. Menção Honrosa.

1955 – Salvador, BA – 5º Salão Baiano de Belas Artes. Prêmio Universidade da Bahia.

1956 – Recife, PE – 4º Congresso Nacional de Estudantes de Arte. 1º Prêmio de Desenho.

1956 – Salvador, BA – 5º Festival Universitário de Arte. 2º Lugar Seção de Pintura.

1956 – Madri, Espanha – Artistas da Bahia, no Instituto de Cultura Hispânica.

1959 – Rio de Janeiro, RJ – 8º Salão Nacional de Arte Moderna.

1959 – Salvador, BA – Artistas Modernos da Bahia, 4º Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiro, Universidade da Bahia e Unesco.

1959 – Salvador, BA – 7 Artistas Modernos, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1962 – Belo Horizonte, MG – 17º Salão do Museu de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte.

1962 – Rio de Janeiro, RJ – Artistas Novos da Bahia, na Galeria do Ibeu.

1963 – Salvador, BA – Artistas do Nordeste, na inauguração do Museu de Arte Popular da Bahia, no Conjunto Arquitetônico Solar do Unhão.

1963 – Rio de Janeiro, RJ – 12º Salão Nacional de Arte Moderna.

1963 – Belo Horizonte, MG – 18º Salão do Museu de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte.

1963 – São Paulo, SP – Salão Paulista de Arte Moderna.

1964 – Brasília, DF – 1º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal.

1964 – Salvador, BA – Artistas Abstratos da Bahia, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba (Goethe Institut; organizador e expositor).

1964 – Peru, Lima – Artistas Baianos.

1964 – Madri, Espanha – Artistas Baianos.

1964 – Rio de Janeiro, RJ – Artistas Baianos, no Copacabana Palace.

1964 – Salvador, BA – Artistas Baianos, na Galeria do United States Information Service – Usis.

1964 – Salvador, BA – Artistas Baianos, no 5º Congresso dos Lojistas.

1965 – Salvador, BA – Artistas Baianos, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

1965 – Rio de Janeiro, RJ – Artistas Baianos, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba

1965 – Los Angeles, EUA – Artistas Baianos.

1965 – Brasília, DF – 2º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal.

1965 – Salvador, BA – A Gravura na Bahia, na Galeria Convivium (organizador e expositor).

1965 – Salvador, BA – Coletiva Inaugural da Galeria Le Dome.

1965 – Salvador, BA – 1ª Feira de Gravura, na Galeria Convivium (organizador e expositor).

1965 – Brasília, DF – 3º Salão Nacional de Brasília.

1966 – Madri, Espanha – Artistas Baianos.

1966 – Salvador, BA – Coletiva de Desenho, no Teatro Castro Alves.

1967 – Rio de Janeiro, RJ – 16º Salão Nacional de Arte Moderna.

1967 – Brasília, DF – 4º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, no Teatro Nacional Cláudio Santoro. Referência Especial na Seção de Desenho.

1967 – Porto Alegre, RS – 3 Artistas Baianos, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Margs.

1968 – Salvador, BA – I Feira Baiana de Arte Moderna, na Praça da Piedade, promoção da UFBA (organizador e expositor).

1968 – Salvador, BA – 1º Salão de Arte do CEB.

1969 – Salvador, BA –  2º Salão Baiano de Fotografia.

1970 – São Paulo, SP – 1º Panorama da Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM-SP.

1970 – Salvador, BA – Homenagem a Albrecht Durer, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba (Goethe Institut).

1970 – Curitiba, PR – 28º Salão Paranaense, na Biblioteca Pública do Paraná – Artista Convidado e Prêmio de Aquisição.

1970 – Salvador, BA – Coletiva Inaugural da Galeria O Cavalete.

1970 – Local desconhecido – Coletiva Inaugural da Galeria Candeeiro.

1970 – São Paulo, SP – Panorama da Arte Atual Brasileira 1969, no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM-SP. Artista Convidado.

1972 – Salvador, BA – Museu de Arte Didática, na Secretaria de Educação e Cultura da Bahia.

1972 – Salvador, BA – Bahia Década 70, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba (Goethe Institut).

1972 - Salvador, BA – Arte Baiana Hoje, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1972 – Recife, PE – Arte Baiana Hoje.

1972 – Salvador, BA – Gravadores da Bahia, na Galeria de Arte da Bahia (organizador e expositor).

1972 – Salvador, BA – Feira de Arte do Pelourinho.

1972 – Belo Horizonte, MG – Arte Bahia, no Palácio das Artes.

1972 – Salvador, BA – Coletiva em Homenagem ao Sesquicentenário da Independência, na Galeria Candeeiro.

1973 – São Paulo, SP – 12ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal.

1973 – Local desconhecido – Coletiva Inaugural da Berlinda Galeria de Arte.

1973 – Local desconhecido – Coletiva na Galeria Círculo.

1973 – Salvador, BA – Exposição de Serigrafias do Curso de Egonepich, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba (Goethe Institut).

1973 – Salvador, BA – 20 Artistas Baianos, na Galeria da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

1973 – Salvador, BA – Feira de Arte do Pelourinho.

1973 – Salvador, BA – 1º Salão de Arte do Clube de Engenharia da Bahia.

1973 – São Luis, MA – Gravura Baiana.

1974 – Salvador, BA – Artistas Plásticos da Bahia, exposição comemorativa ao centenário do Diário de Notícias.

1974 – Salvador, BA – Feira da Bahia.

1974 – Salvador, BA – Fotografias, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA.

1974 – Salvador, BA – Exposição do Acervo, no Museu da Cidade.

1974 – Local desconhecido – Coletiva Inaugural da Galeria de Arte da Criança.

1975 – Vitória da Conquista, BA – 16 Artistas no Atelier, exposição inaugural da Galeria de Arte Tempo

1975 – Salvador, BA – Salão de Artes Visuais da Casa da Bahia.

1975 – Local desconhecido – 1ª Exposição Coletiva dos Artistas Baianos, na Galeria RAG (organizador e expositor).

1975 – Aracaju, SE – Novarte Bahia 75, no Clube de Campo Cajueiro.

1975 – Salvador, BA – Exposição de Artistas Baianos, no I Congresso de Odontologia (organizador e expositor).

1975 – Salvador, BA – Sereias, na Galeria da Sereia, Pelourinho.

1975 – Curitiba, PR – 31º Salão Paranaense – Artista Convidado.

1975 – São Paulo, SP – 7º Panorama da Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM-SP.

1975 - Cachoeira, BA – 36 Artistas Brasileiros, na Galeria Amanda Costa Pinto.

1975 – Salvador, BA – Artistas Baianos.

1975 – Feira de Santana, BA – Artistas Baianos.

1975 – Itabuna, BA – Artistas Baianos.

1975 – Ilhéus, BA – Artistas Baianos.

1975 – Aracaju, SE – Artistas Baianos.

1975 – Salvador, BA – Exposição sobre Poluição, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba (Goethe Institut). Promoção Coperate.

1976 – Feira de Santana, BA – Coletiva no Museu Regional de Feira de Santana.

1976 – Salvador, BA – Artistas Baianos, exposição em homenagem ao pintor Mendonça Filho, no Atelier de Bonfim.

1976 – Salvador, BA – Coletiva na Panorama Galeria de Arte.

1976 – Local desconhecido – Coletiva inaugural da Galeria de Arte Credcard.

1976 – São Cristovão, SE – 5º Festival de Arte de São Cristovão.

1977 – São Paulo, SP – 14ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal – Sala Especial.

1977 – Salvador, BA – Centenário de Fundação da Escola de Belas Artes, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1977 – Salvador, BA – A Gravura na Bahia, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA. Promoção Prefeitura Municipal de Salvador (organizador e expositor).

1977 – Salvador, BA – 1º Salão de Verão, no Museu do Carmo.

1978 – Salvador, BA – Exposição do Acervo, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1978 – Salvador, BA – Exposição comemorativa ao Centenário de Fundação da Escola de Belas Artes, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1978 – Salvador, BA – Mostra Coletiva Paralelo 78, no Foyer do Teatro Castro Alves.

1978 – Salvador, BA – Foto Bahia 78, no Foyer do Teatro Castro Alves.

1978 – São Cristovão, SE – Salão de Artes Plásticas do Festival de Arte de São Cristovão.

1978 – Salvador, BA – Baianos I, no Clube de Engenharia da Bahia.

1978 – Vitória da Conquista, BA – Exposição inaugural da Galeria Geraldo Rocha.

1978 – Salvador, BA – Exposição inaugural da Galeria Eucatexpo.

1978 – Salvador, BA – Coletiva Feira de Ideias.

1978 – Salvador, BA – 16 Artistas da Bahia, no Gabinete Português de Leitura.

1978 – Salvador, BA – 6 Artistas Baianos, exposição comemorativa dos 75 do Colégio Maristas.

1978 – Salvador, BA – Coletiva, no Instituto de Geociências da UFBA (organizador e expositor).

1978 – Salvador, BA – Exposição Proposta, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1979 – Salvador, BA – Fotograph 79, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1979 – Salvador, BA – Fotobahia, no Foyer do Teatro Castro Alves.

1979 – Vitória da Conquista, BA – Coletiva, na Galeria O Atelier.

1979 – Santo Amaro, BA – Jovens Artistas Baianos, no Jornal Regional de Educação.

1979 – Salvador, BA – Exposição Cadastro, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1979 – Salvador, BA – Exposição Acervo, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1979 – Salvador, BA – 12 Artistas, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1980 -  Fortaleza, CE – 11 Artistas da Bahia, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará.

1980 - Local desconhecido – Salão Nacional de Artes Visuais da Casa da Bahia.

1980 - Curitiba, PR – Salão Paranaense de Artes Plásticas.

1980 - Santiago, Chile – Coletiva de artistas brasileiros.

1980 - Vitória da Conquista, BA – Coletiva, na Galeria Geraldo Rocha.

1980 - Salvador, BA – Coletiva, na Galeria O Cavalete.

1980 - Salvador, BA – Coletiva, na Tereza Galeria de Arte.

1980 - Rio de Janeiro, RJ – Projeto Arco-Íris, no Instituto Nacional de Artes Plásticas – Inap-Funarte.

1980 - Salvador, BA – Exposição do Acervo, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1981 – Salvador, BA – 35 Anos de Arte Baiana, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA (organizador e expositor).

1981 - Salvador, BA – Coletiva, na 33ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (organizador e expositor).

1981 – Rio de Janeiro, RJ – 4º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-RJ.

1981 – Salvador, BA – Coletiva, no 1º Congresso de Cores, Centro de Convenções da Bahia.

1981 – Salvador, BA – A Gravura na Bahia, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA. Promoção da Prefeitura Municipal de Salvador (organizador e expositor).

1981 – Salvador, BA – Exposição dos Vencedores do 1º Concurso de Projetos de Artes Plásticas, no Museu de

1981 – Arte Moderna da Bahia – MAM-BA. Premiação com o Projeto Objetos Totêmicos.

1981 – Salvador, BA – Coletiva Artistas Baianos, no Centro de Exposições, no Centro Administrativo da Bahia.

1982 – Salvador, BA – Coletiva, no 4º Encontro Monástico Latino-Americano, no Retiro de São Francisco.

1982 – Salvador, BA – Mural coletivo, no Complexo Escolar Polivalente do Cabula (organizador e expositor).

1982 – Salvador, BA – Ciclo de Exposições Comemorativas dos 75 anos do Colégio Maristas.

1983 – Paris, França – Graphistes Brésiliens, na Casa do Brasil.

1983 – Feira de Santana, BA – 4 Dias de Arte em Feira de Santana – Antologia dos Artistas Plásticos da Bahia.

1983 – Salvador, BA – Circuito de Artes Plásticas do Nordeste, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1983 – Salvador, BA – 1º Salão de Veteranos e Novos, em Vilas do Atlântico.

1983 – Salvador, BA – Foto Bahia, no Foyer do Teatro Castro Alves.

1984 – Salvador, BA – Coletiva de lançamento do Catálogo do MAM-BA, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1984 – Salvador, BA – Exposição em Homenagem aos 90 Anos de Menininha do Gantois.

1984 – Salvador, BA – O Negro e a Cultura Baiana, no Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia.

1984 – Fortaleza, CE – Artistas Baianos, no Museu de Arte Moderna do Ceará. Organizado pelo Centro de Arte do Desenbanco.

1984 – Feira de Santana, BA – 2º Salão de Artes Plásticas de Feira de Santana.

1984 – Salvador, BA – Encontro com a Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1985 – Salvador, BA – Coletiva de Agosto, na Panorama Galeria de Arte.

1985 – Salvador, BA – Origem da Paz, no Museu de Arte da Bahia – MAB.

1985 – Feira de Santana, BA – Coletiva Inaugural da Galeria Raimundo Oliveira.

1986 – Salvador, BA – Núcleo de Arte Educação da Associação de Licenciados da Bahia, no Praiamar Hotel.

1986 – Salvador, BA – Mostra Baiana de Artes Plásticas, no Foyer do Teatro Castro Alves. Promoção da Associação de Artistas Plásticos da Bahia.

1986 – Salvador, BA – Exposição da Mudança, na Arcada da Câmara dos Vereadores.

1986 – Maceió, AL – 2º Salão de Fotografia.

1987 – Viena, Áustria – Artistas Baianos.

1987 – Salvador, BA – Desnudando a Arte – Homenagem a Van Gogh, no Museu de Arte da Bahia – MAB.

1987 – Conceição do Almeida, BA – Exposição Recôncavo 87, na Câmara dos Vereadores.

1987 – Salvador, BA – Mostra de Escultura, no jardim interno da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca Central).

1987 – Salvador, BA – Coletiva Inaugural do Espaço G. Detalhes, Itaigara.

1987 – Salvador, BA – Desenhos a Pastel, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1987 – Local desconhecido – Coletiva Bom Vivant.

1987 – Salvador, BA – 7ª Bienal de Cultura e Arte Negra, no Museu de Arte da Bahia – MAB.

1987 – Salvador, BA – Coletiva, no Costa Verde Tênis Clube.

1987 – Salvador, BA – Exposição de Arte da Bahia, no Gabinete Português de Leitura.

1987 – Salvador, BA – Coletiva de Junho, na Panorama Galeria de Arte.

1987 – Cruz das Almas, BA – Coletiva Inaugural da Casa de Cultura D’Avelirio.

1987 – Aracaju, SE – Integração das Artes Bahia-Sergipe, na Galeria de Arte J. Inácio.

1987 – Salvador, BA – Além da Criatividade, na Praça da Alegria do Shopping Piedade.

1988 – Salvador, BA – Homenagem aos 25 Anos da Galeria 13, na Galeria de Arte da Câmara Municipal de Salvador.

1988 – Salvador, BA – Projeto Panorama 88: Semana de Tamandaré, na Cabana da Barra.

1988 – Salvador, BA – Projeto Nordeste de Artes Plásticas, no Escritório de Arte da Bahia.

1988 – Aracaju, SE – Projeto Nordeste de Artes Plásticas, na Galeria de Arte Álvaro Santos.

1988 – Maceió, AL – Projeto Nordeste de Artes Plásticas, na Galeria Karandash.

1988 – São Paulo, SP – A Mão Afro-Brasileira em Homenagem ao Centenário da Abolição da Escravatura.

1988 – Recife, PE – Projeto Nordeste de Artes Plásticas, na Galeria Metropolitana de Arte Aluísio Magalhães.

1988 – João Pessoa, PB – Projeto Nordeste de Artes Plásticas, no Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

1988 – Natal, RN – Projeto Nordeste de Artes Plásticas, no Memorial Câmara Cascudo.

1989 – Fortaleza, CE – Projeto Nordeste de Artes Plásticas, no Museu de Arte da Universidade do Ceará.

1989 – Salvador, BA – 2º Salão Universitário de Artes Visuais. Artista convidado.

1989 – Salvador, BA – 1ª Feira Esotérica da Bahia, no Centro de Convenções da Bahia.

1989 – Salvador, BA – Artistas da Escola de Belas Artes, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1989 – São Luis, MA – Projeto Nordeste de Artes Plásticas, na Universidade Federal do Maranhão.

1989 – Salvador, BA – Arte França e Bahia: Homenagem ao Bicentenário da Revolução Francesa, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1989 – Salvador, BA – Coletiva, no Instituto de Cegos da Bahia.

1989 – Petrolina, PE – Arte Baiana: Revista Exu em Petrolina. Promoção da Fundação Casa de Jorge Amado.

1989 – Cleveland, Ohio, EUA – Introspectives: Contemporary Art by Americans and Brazilians of African Descent.

1989 – Los Angeles, California, EUA – Introspectives: Contemporary Art by Americans and Brazilians of African Descent.

1990 – Salvador, BA – Gravura Arte Maior, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1990 – Feira de Santana, BA – Coletiva de Professores da Escola de Belas Artes, no Hall da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Feira de Santana.

1990 – Salvador, BA – Coletiva em Homenagem a Juarez Paraiso e Francisco Liberato, nas Oficinas de Expressão Plástica, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1990 – Salvador, BA – Coletiva de Professores da Escola de Belas Artes, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1991 – Salvador, BA – Artista de Itapuã, no Bahiamar Hotel.

1992 – Salvador, BA – Gravura: Homenagem a Emanoel Araújo, na Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu.

1992 – Salvador, BA – Jorge Amado e as Artes Plásticas, no Museu de Arte da Bahia – MAB.

1992 – Salvador, BA – 1º Salão Nacional de Arte Fotográfica da Bahia, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1993 – Salvador, BA – 2º Salão Nacional de Arte Fotográfica da Bahia, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1994 – Salvador, BA – Futebol: Uma Interpretação Plástica.

1995 – Salvador, BA – Semana Mundial da Fotografia / Dia do Fotógrafo, no Shopping do Pelô.

1995 – Salvador, BA – 3º Salão Nacional de Arte Fotográfica da Bahia, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1996 – Salvador, BA – 4º Salão Nacional de Arte Fotográfica da Bahia, no Shopping Iguatemi.

1996 – Salvador, BA – 4º Salão Nacional de Arte Fotográfica da Bahia, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1996 – Camaçari, BA – Bahiarte, na Estrada do Coco, Km 34, Barra de Jacuípe.

1996 – Salvador, BA – Artesanato Poético.

1996 – Feira de Santana, BA – Artistas Contemporâneos da Bahia, no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana. Promoção Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Departamento de Cultura.

1997 – Lauro de Freitas, BA – Coletiva Inaugural da Galeria Studium das Artes, em Vilas do Atlântico.

1997 – Feira de Santana, BA – Verde, Vermelho, Azul e Branco, no Espaço Cultural da sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana.

1997 – Salvador, BA – Mostra de Fotografia Contemporânea Baiana, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1997 – Salvador, BA – Azul, Vermelho, Branco, na Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu.

1997 – Salvador, BA – Quando Pizza é uma Arte, na Bonina Pizza.

1997 – Recife, PE – Castro Alves é do Povo, na Fundação Joaquim Nabuco.

1997 – Salvador, BA – Um Brinde ao Café, no Espaço Cafelier, Pelourinho.

1998 – Salvador, BA – Salões Regionais de Artes Plásticas da Bahia: mostra dos artistas premiados, no MAM-BA.

1998 – Salvador, BA – Tropicália 30 Anos: 40 Artistas Baianos, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1998 – Salvador, BA – EBA 120 Anos: a Arte de Seus Mestres, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

1998 – Juazeiro, BA – 15º Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia. Artista homenageado. Promoção Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1998 – Vitória da Conquista, BA – 16º Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia. Artista homenageado. Promoção Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1998 - Itabuna, BA – 17º Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia. Artista homenageado. Promoção Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1998 – Feira de Santana, BA – 18º Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia. Artista homenageado. Promoção Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1998 – Porto Seguro, BA – 19º Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia. Artista homenageado. Promoção Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1998 – Valença, BA – 20º Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia. Artista homenageado. Promoção Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1998 – Alagoinhas, BA – 21º Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia. Artista homenageado. Promoção Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1998 – Itaparica, BA – 22º Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia. Artista homenageado. Promoção Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1999 – Salvador, BA – Exposição Comemorativa dos 450 Anos de Fundação da Cidade de salvador, na unidade

1999 – Magalhães Neto da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu.

1999 – Salvador, BA – 100 Artistas Baianos, no Museu de Arte Sacra da Bahia.

1999 – Salvador, BA – Arte-Arte Salvador 450 Anos, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM- BA.

1999 – Salvador, BA – 450 Motivos para Amar Salvador, no Shopping Piedade.

1999 – Salvador, BA – Coletiva de Arte Digital, na Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu.

1999 - Curitiba, PR – Arte-Arte Salvador 450 Anos, na Fundação Cultural de Curitiba.

1999 – Rio de Janeiro, RJ – Arte-Arte Salvador 450 Anos, no Museu Histórico da Cidade.

2000 – Salvador, BA – Coletiva de Desenhos, na Mokiti Okada Galeria de Arte.

2000 – Salvador, BA – Coletiva de Fotografias, na Mokiti Okada Galeria de Arte.

2000 – Salvador, BA – Coletiva, na Loja Leiro.

2000 – Salvador, BA – Janelas, na Casa de Angola.

2000 – São Félix, BA – V Bienal do Recôncavo (Sala Especial), Centro Cultural Dannemann.

2000 – Salvador, BA – 20 Trabalhos de Arte Digital, na Vitrine da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu, unidade Vitória (a Vitrine é um espaço contiguo à Galeria Acbeu).

2000 – Salvador, BA – 11ª Exposição de Arte dos Alunos e Colaboradores da Acbeu, na Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu, unidade Magalhães Neto.

2000 – Salvador, BA – Primavera com Arte, no Liceu (prédio do antigo Liceu de Artes e Oficios), painel coletivo.

2001 – Salvador, BA – Mestres da Arte Baiana, no Museu Náutico da Bahia, Farol da Barra. Promoção Baneb e TV Bahia.

2001 – Salvador, BA – Exposição Intercâmbio 2001, no Centro de Memória e Cultura dos Correios. Integrou as atividades da Conferência Internacional Influências Africanas nas Artes Visuais das Américas.

2001 – Salvador, BA – Pintura em Gestos de Paz, no Conjunto Cultural da Caixa.

2001 – Salvador, BA – O Hashi: a Grande Ponte, na Fundação João Fernandes da Cunha. Promoção Associação Brasil-Japão do Estado da Bahia.

2001 – Salvador, BA – Coletiva, na Galeria Mosaico.

2001 – Salvador, BA – 14 Artistas, na Praça das Artes (Rua Gregório de Mattos, n. 39, subsolo).

2002 – Salvador, BA – Pintura Bahia 2002, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

2002 – Salvador, BA – Art for Sale, na Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu.

2003 – Salvador, BA – Artes Visuais na Bahia, no Gabinete Português de Leitura. Promoção da Academia de Letras e Artes de Salvador.

2003 – Salvador, BA – Autenticidade: Homenagem a Carybé, na Galeria da Ebec (Escola Baiana de Expansão Cultural – Escola de inglês).

2004 – Feira de Santana, BA – Acervo Acbeu de Artes Plásticas, no Museu Regional de Arte.

2005 – Lauro de Freitas, BA – Homenagem ao Dia da Mulher, na Prefeitura de Lauro de Freitas.

2005 – Salvador, BA – Projeto Nordeste de Artes Plásticas e lançamento do Catálogo de murais realizados na Universidade Estadual de Feira de Santana, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

2006 – Salvador, BA – Coletiva de reinauguração da Galeria Solar Ferrão, no Centro Histórico de Salvador.

2006 – Salvador, BA – Art for Sale, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba (Goethe Institut).

2006 – Salvador, BA – Coletiva de Desenho, na Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu. Promoção Mercado Cultural.

2006 – Salvador, BA – Arte Erótica, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

2006 – Salvador, BA – Agosto da Fotografia: Festival Internacional de Fotografia, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

2006 – Salvador, BA – Negras Raízes, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA, em conjunto com obras de Agnaldo dos Santos, Mestre Didi e Rubem Valentim.

2007 – Salvador, BA – Mais Gravura, na Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu.

2007 – Salvador, BA – Arte Contemporânea: 60 Artistas Plásticos da Bahia em Pequenos Formatos, no Hotel Sofitel, em Sauípe. Promoção do Projeto Arte Sofitel, da Prova do Artista Galeria de Arte.

2007 – Salvador, BA – Circuito das Artes 2007, na Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – Acbeu.

2007 – Salvador, BA – Matéria Presente, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

2007 – Lauro de Freitas, BA – Coletiva do I Seminário de Artes Plásticas da Unialf. Promoção da União dos Artistas de Lauro de Freitas – Unialf. Artista convidado.

2007 – Salvador, BA – 5º Salão Bahia-Marinhas. Artista convidado.

2007 – Feira de Santana, BA – Panorama  2007, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira.

2007 – Salvador, BA – Memória Corpo-Activa, coletiva com a temática Santo Antônio, na Sala Juarez Paraiso, da Escola de Belas Artes da UFBA.

2007 – Salvador, BA – Coletiva Inaugural do Memorial Professor Milton Santos, no Centro de Recursos Ambientais, Forte de Nossa Senhora do Monte Serrat.

2008 – Salvador, BA – Solidariedade: Chico Diabo, na Galeria da Ebec (Escola Baiana de Expansão Cultural – Escola de inglês).

2008 – Salvador, BA – Corpo e Dobras, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

2008 – Salvador, BA – Sala Aberta, na Galeria Buffone Arte Contemporânea.

2008 – Salvador, BA – Natal Artístico Solidário 2008, na Fundação Gregório de Mattos. Promoção Prefeitura de Salvador e Secretaria Municipal da Educação e Cultura.

2008 – Salvador, BA – Faces do Brasil, no Salão Nobre e na Sala Juarez Paraiso, da Escola de Belas Artes da UFBA.

2009 – Salvador, BA – 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

2009 – Salvador, BA – Homenagem ao Querido Dorival Caymmi, no Aeroporto Internacional de Salvador. Promoção da União dos Artistas de Lauro de Freitas – Unialf.

2009 – São Paulo – Olhar da Crítica: Premiados da Associação Brasileira de Críticos de Arte –ABCA e o Acervo Artístico dos Palácios, no Palácio dos Bandeirantes.

2010 – Salvador, BA –Jorge: Guerreiro da Luz, no Sobrado.

2010 – Salvador, BA – Jornada Ecológica Move Arte, na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes da UFBA.

2010 – Promoção da 37ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia.

2010 – Salvador, BA – 2.234, no Casarão (bairro de Santo Antonio além Carmo).

2012 – Salvador, BA – Circuito das Artes, na Galeria do Conselho.

2012 – Salvador, BA – Comemorações, homenagem aos 80 anos de Matilde Matos, na Ebec Galeria de Arte (Escola Baiana de Expansão Cultural – Escola de inglês).

 

Premiações:

1952 – Salvador, BA – 2º Salão Universitário Baiano de Belas Artes – Medalha de Ouro na Seção de Escultura; Menção Honrosa na Seção de Pintura.

1953 – Salvador, BA – 3º Salão Universitário Baiano de Belas Artes. Medalha de Ouro na Seção de Desenho.

1954 – Salvador, BA – 2º Congresso Nacional de Artes Plásticas. 2º Prêmio de Desenho.

1954 – Salvador, BA – 4º Salão Baiano de Belas Artes. Menção Honrosa.

1955 – Salvador, BA – 5º Salão Baiano de Belas Artes. Prêmio Universidade da Bahia.

1956 – Recife, PE – 4º Congresso Nacional de Estudantes de Arte. 1º Prêmio de Desenho.

1956 – Salvador, BA – 5º Festival Universitário de Arte. 2º Lugar Seção de Pintura.

1967 – Brasília, DF – 4º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, no Teatro Nacional Cláudio Santoro. Referência Especial na Seção de Desenho.

1970 – Salvador, BA – Homenagem a Albrecht Durer, na Galeria do Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba (Goethe Institut). 1º Prêmio.

1970 – Curitiba, PR – 28º Salão Paranaense. Artista Convidado e Prêmio de Aquisição.

1981 – Salvador, BA – Premiação com o Projeto Objetos Totêmicos, na Exposição dos Vencedores do 1º Concurso Público de Projetos de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

1982 – Salvador, BA – Premiação com o Projeto Série Violência, do Concurso Público de Projetos de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.

2006 – São Paulo, SP – Prêmio ABCA 2006, da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Artista homenageado, juntamente com Marcelo Grassmann e Odetto Guersoni.

2006 – Salvador, BA – Troféu Juarez Paraiso. Homenagem criada pela Federação Baiana de Futebol e troféu dedicado ao time campeão juvenil.

 

Títulos:

1956 a 1960 – Professor da disciplina de Desenho Artístico do Instituto Baiano de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

1957 a 1960 – Auxiliar de Professor Regente da disciplina Desenho Artístico da Escola de Belas Artes da UFBA.

1958 a 1964 – Atuou como Professor em vários estabelecimentos de ensino de Salvador: Ginásio Baiano de Ensino, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Ginásio Brasil, etc.

1959 – Atua como Regente da disciplina Desenho de Modelo Vivo da Escola de Belas Artes da UFBA. Em 1960 presta concurso para livre docência daquela disciplina, sendo nomeado Professor Catedrático Interino em 1961, e Professor Catedrático em 1963.

1966 – Atua como membro do Conselho Universitário da UFBA, até a sua extinção (Reforma Universitária) e participa do Conselho de Coordenação a partir de 1969, e dos Colegiados de Artes Plásticas, Licenciatura em Desenho e Plástica, e Arquitetura.

1972 – Membro da Congregação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

1982 – Aposenta-se como Professor Titular da Escola de Belas Artes, sendo relotado na mesma Escola como Professor Adjunto, cargo que ocupava na Faculdade de Arquitetura da UFBA.

12/03/1996 – Recebe título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

2006 – Recebe Homenagem Especial concedida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, pela trajetória artística e atuação durante o ano de 2006.

2006 – Ingressa como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

05/09/2007 – É homenageado pela Galeria Cañizares e pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – UFBA, pela contribuição à arte e à cultura baiana.

2010 – Torna-se Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia.

01/06/2011 – Ingressa como Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

Referências
Bibliográficas:

AMADO, Jorge. Navegação de cabotagem: apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei. Rio de Janeiro: Record, 1992.

MIDLEJ, Dilson. Juarez Paraiso: estruturação, abstração e expressão nos anos 1960. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Escola de Belas Artes, Salvador.

______. O acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia. 2007-2008. Pesquisa para o Museu de Arte Moderna da Bahia. 60 f. Não publicado.

PARAISO, Juarez. Juarez Paraiso: desenhos e gravuras. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado: Copene, 2001. 124 p. (Casa de palavras, Desenhos, 5).

______. FALCÃO, Washington (Org.). A obra de Juarez Paraiso. Salvador: Juarez Paraiso, 2006. 392 p.

7 DIAS das artes plásticas. A Tarde, Salvador, p. 4, 29 nov. 1960

VALLADARES, José do Prado. Artes maiores e menores. Salvador: Universidade da Bahia, 1957. (Publicações da Universidade da Bahia, 6). p. 157-176.

 
Arquivísticas:

ATA da sessão de Congregação, 19 maio 1964. In: LIVRO de Atas da Congregação 1959 a 1965. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes. f. 152. Envelope 260. Manuscrito.

OFÍCIO 2265, 29 abr. 1957. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes. Caixa 95. Datilografado.

PETIÇÃO de matrícula 25 fev. 1960. Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes. Envelope 95. Manuscrito e datilografado. Contém assinaturas de Juarez Paraiso e Mendonça Filho.

 
Eletrônicas seguidas dos links:

MIDLEJ, Dilson. Adam Firnekaes e Juarez Paraiso: duas faces da abstração na Bahia. Revista Ohun. Revista eletrônica do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA. Ano 2, nº 2, outubro 2005. SSN: 18075479. Disponível em: <http://www.revistaohun.ufba.br/pdf/Dilson_Rodrigues.pdf>.

PARAISO, Juarez. Enciclopedia Itaú Cultural Artes Visuais. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2355&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=1>. Acesso em: 14 abr. 2013.

 

Bibliografia sobre o artista:
Livros e catálogos:

ARTISTAS abstratos da Bahia. Salvador: Instituto Cultural Brasil-Alemanha, 1964. Não paginado. Catálogo de exposição aberta em 2 mar. 1964a.

ARTISTAS abstratos no ICBA. A Tarde, Salvador, p. 16, 7 mar. 1964b.

A GRAVURA na Bahia. Cultura e arte na Bahia. Prefeitura da Cidade do Salvador; Departamento de Cultura. Salvador: Bureau [1977]. Não paginado, il., p&b. Catálogo da mostra Retrospectiva da gravura na Bahia. [22 jul. a 30 ago. 1977]. Texto de Juarez Paraiso. Contém biografias dos artistas.

BIENAL, Nacional de Artes Plásticas (Primeira). Textos de Hildete de Britto Lomanto, Clarival do Prado Valladares, Wilson Rocha et al. Salvador: Imprensa Oficial da Bahia, 1966. Não paginado, il. (Catálogo da exposição de 28 dez. 1966 a 28 fev. 1967).

COELHO, Ceres Pisani Santos. Artes plásticas: movimento moderno na Bahia. 1973. 223 f. il. Tese (concurso para professor Assistente) - Departamento I, EBA / Ufba. Salvador.

EXPOSIÇÃO do centenário de fundação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Salvador: S. A. Artes Gráficas, [1977]. Não paginado, il. 21,2 x 22cm; Catálogo.

LUDWIG, Selma Costa. A Escola de Belas Artes cem anos depois. Salvador: Centro de Estudos Baianos, 1977. 18 p.

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA. Textos de Denise Mattar, Antonio Riserio e Heitor Reis. São Paulo, 2002. 288 p. il.

OLIVEIRA, Zélia Maria Povoas de. Desenho-ensino-comunidade. Salvador: Imprensa Universitária da UFBA, 1970. 200p., il. (Edições Estuário; Tese para concurso de professor assistente do Departamento II da Escola de Belas Artes da UFBA).

O MODERNISMO na Bahia. Sala especial do 1º Salão MAM-BA de artes plásticas. Salvador: Museu de Arte Moderna da Bahia, 1994. 1º dez. 1994. Textos de Sofia Olszewski Filha, Jorge Amado, Heitor Reis at al. Folheto tamanho A2, 3 dobras, il., p&b. 23 x 16,2 cm (fechado); 46,4 x 63,7 cm (aberto). Exposição de 42 obras, de 38 artistas.

PARAISO, Juarez. Belas artes: 1877/1996. Salvador: s.n., 1996. 50 p., il. Catálogo. 14,2 x 22,5 cm.

______. Escola de belas artes da UFBA: primeira pesquisa 1989/1990. Salvador: não publicado, 18 dez. 1990, 7 f. Disponível na Biblioteca da Escola de belas da UFBA.

______. Escola de belas artes da UFBA: segunda pesquisa 1991/1992. Salvador: não publicado, s.d., 15 f. Disponível na Biblioteca da Escola de belas da UFBA.

______. In: Juarez Paraiso: desenhos e gravuras. Textos de Jorge Amado, Wilson Rocha, Riolan Coutinho et al. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado: COPENE, 2001. 124 p. il. (Casa de palavras, Desenhos, 5).

PONTUAL, Roberto. Jenner: a arte moderna na Bahia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974. 184 p., il., color.

PORTUGAL, Claudius Hermenn. Outras cores: 27 artistas da Bahia: reportagens plásticas. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1987. 105 p. (Casa de palavras).

______. Juarez Paraíso: um mestre na arte da Bahia. Salvador: Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 2009. 140 p. (Gente da Bahia ; 7).

ROCHA, Wilson. Artes plásticas em questão. Salvador: Omar G., 2001. 368 p. il.

VALLADARES, José. Artes Maiores e menores: seleção de crônicas de arte 1951-1956. Salvador: Universidade da Bahia, 1957. 184 p. il.

100 ARTISTAS plásticos da Bahia. Textos de Carlos Eduardo da Rocha e Matilde Matos. Salvador: Prova do Artista, 1999. 120 p. il.

 
Periódicos:

ARTISTAS abstratos no ICBA. A Tarde, Salvador, p. 16, 7 mar. 1964.

CARLOS, Antonio. Sábado, com sofisticação: exposição. A Tarde, Salvador, 7 mar. 1964. Caderno A Tarde para domingo, p. 20.

CELESTINO, Mônica. Casa das artes. Correio da Bahia. Salvador, 17 dez. 2002. Disponível em: <http://www.correiodabahia.com.br/2002/12/17/noticia.asp?link=not000067448.xml>. Acesso em: 19 mar. 2005.

ICBA realizará exposição de artistas abstratos da Bahia. Jornal da Bahia, Salvador, [p. 6], 27 fev. 1964.

PARAISO, Juarez. In: Revista da Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, n.40, abr. 2005. 134 p. il. Texto de Juarez Paraiso p. 117-134.

­­VALLADARES, Clarival do Prado; SIMÕES, Hélio. Abstratos da Bahia no instituto alemão: abstracionistas da Bahia. A Tarde, Salvador, 14 mar. 1964. Caderno Literatura & arte, p 19.

 
Autoria

Autores(as) do verbete:

Dilson Midlej

D536

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.

Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3

1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título

CDU 7.046.3(038)

 

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2 Responses to “Juarez Paraiso”

  1. Itaberaba Sulz Lyra

    Curriculum admirável. Acabo de ler também seu artigo no Jornal A TARDE de hoje (15.10.1918) sobre Mário Cravo. Gostaria de uma entrevista com o grande artista para ele nos ajudar numa publicação sobre Mário Cravo e sua obra, a ser feita na Revista da nossa Academia de Letras e Artes do Salvador, número 6, prevista para os primeiros meses de 2019. Gostaríamos também de passar às suas mãos nossa revista de número 4.Naturalmente, para mim, esse encontro será uma oportunidade de enriquecimento cultural.

    Responder
  2. Olavo

    Estive na rica, na mágica, na deslumbrante Bahia neste mês e lá li matéria sobre Juarez Paraíso e outro artistas baianos no A Tarde.

    Responder

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