Verbetes

Palavra Chave
A-Z
Termo a ser pesquisado:      
Buscar apenas no título dos verbetes       Buscar em todo o dicionário
Letra inicial:
RESULTADOS
Exibindo todos os termos

Total encontrado: 337

  • O Surrealismo é um movimento que surgiu em Paris nos anos 1920, fomentado por escritores franceses e que se estendeu às artes plásticas e ao cinema. Liderados pelo escritor e estudante de medicina André Breton, inspiraram-se na psicanálise para dar encaminhamento a seus processos artísticos. No Manifesto do Surrealismo (1924), Breton escreveu: “O surrealismo repousa na crença… Ler mais »

  • O Neoconcretismo advém de divergências entre artistas concretistas residentes no Rio de Janeiro em relação aos de São Paulo e desenvolveu-se a partir das premissas da abstração geométrica, as quais defeniam um tipo de arte que alijava da representação a referência visual ao corpo humano ou às coisas da natureza e como corrente artística começou… Ler mais »

  • A Associação Cultural Brasil-Estados Unidos ‒ Acbeu, mantém, desde sua fundação em Salvador em 1º de agosto de 1941, um ativo e constante programa acadêmico e cultural que tem em sua galeria de arte ‒ Galeria Acbeu ‒, um espaço cuja programação denota a preocupação em mostrar qualidade na arte ‒ independente do nome ou da fama do expositor ‒, assim como de incentivar os novos talentos que surgem, favorecendo a diversidade e refletindo as várias tendências artísticas da arte contemporânea. A instituição é detentora de um acervo artístico de mais de 320 obras de arte, distribuídas nas quatro unidades em que funciona.

  • Com o propósito de legitimar e tornar acessível a inovadora produção plástica modernista europeia que surge no alvorecer do século XX, desenvolveu-se um conjunto de trabalhos teóricos de artistas-pesquisadores, tais como Wassily Kandinsky (1866-1944), Piet Mondrian (1872-1944) e Paul Klee (1879-1940), dentre outros. Assim, iniciou-se a constituição de fundamentos teóricos e de um conjunto de… Ler mais »

  • A PRIMEIRA GERAÇÃO ABSTRATA BAIANA O Abstracionismo é uma forma de expressão não-figurativa e, como corrente artística, começou a se desenvolver no início do século XX, como consequência de uma série de fatores, dentre os quais o advento da fotografia e sua difusão como meio de registro de imagens das paisagens e das pessoas, antes… Ler mais »

  • A SEGUNDA GERAÇÃO ABSTRATA BAIANA A luta contra a tradição acadêmico-realista da arte, que predominava no gosto da sociedade baiana na década de 1950, encontrou suas primeiras zonas de conflito no batalhão de modernistas que atuou na primeira geração e introduziu mudanças significativas nas artes plásticas, abraçando um regionalismo que apontava como temas o modo… Ler mais »

  • image0022

    Pertencente à segunda geração modernista na Bahia, Adam Firnekaes teve relevante importância no ambiente cultural da Salvador dos anos 1960, não somente por meio do ensino de música e artes plásticas, mas também pela produção concomitante de pinturas abstratas e figurativas, sendo estas últimas de forte acento expressionista. Na década de 1960 produz pinturas ousadas e de grande liberdade cromática, tal como o tríptico Réquiem de Berlim, de 1965, uma das 22 obras deste artista exposta na Primeira Bienal Nacional de Artes Plásticas, a Bienal da Bahia, em 1966, em sala hors concours, a segunda mostra póstuma do artista, haja vista que falece em 8 de setembro de 1966.

  • Assinatura na parte posterior da imagem de "Senhora Santana Mestra".

    PIEDADE, Agostinho da (Frei). (* Portugal, 15…?. + Salvador, Ba, 2/abr/1661). Ofício: Escultor. Período de atividade documentada: 1620, 1634, 1636, 1661, 1642.  Assinatura:   Dados biográficos: Escultor Portugues seiscentista, sua obra é considerada pelo Prof. Clarival do Prado Valladares a primeira manifestação de arte erudita ocorrida no Brasil e com a “terra brasileira”. (NIGRA, 1971,… Ler mais »

  • PEREIRA, Alberto Coelho Ofício: Entalhador Período de atividade documentada: 1783.  Obras Documentadas: 1. Igreja do Convento do Desterro. 1783: Consertou duas credencias da capela-mor. 5$000 (ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e Artífices da Bahia. Editora UFBA – Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976 – Pág. 132), (Arquivo Público do Estado da Bahia –… Ler mais »

  • CABRAL, Aleixo. Ativo em Salvador em meados do século XVII. Ofício: Pintor. Período de atividade documentada: 1642, 1648, 1653.   Obras documentadas: 1 – Câmara da Cidade do Salvador . 1642: O pintor foi encarregado pela Prefeitura do lançamento do imposto. . 1648: Ele deu 640 reis para a compra do palio do Secretario de… Ler mais »

D536

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.

Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3

1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título

CDU 7.046.3(038)