Autor do Verbete: Suzane Pinho Pêpe

RESULTADOS
  • dmq 2025 Edsoleda 14 jan Ateliê

    A artista baiana Edsoleda Santos destaca-se por sua larga produção de desenhos, ilustrações e pinturas, que aliam sensibilidade, intuição, sonhos, memórias e pesquisas sobre a paisagem cultural baiana. Mestra em Artes Visuais pelo PGAV – UFBA (1995), com o projeto “Onímàle Odô: As lendas de Oxum”, também é autora das ilustrações e da maioria dos textos da Coleção Lendas dos Orixás, publicada pela Solisluna Editora, a partir de 2010. Edsoleda destaca-se nas artes visuais no cenário baiano desde 1965, recebeu o Prêmio Estadual de Desenho, na I Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia (1966), entre outros, realizou diversas exposições individuais, além de participar de coletivas, salões, bienais e feiras literárias.

  • Dmq foto Ana Maria

    A trajetória de Ana Maria Villar é dedicada às artes, sendo grande parte de seu tempo voltado ao ensino e à restauração. Estudou, ensinou e dirigiu a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), aposentando-se em 1992. Na pintura, emprega vários materiais e técnicas, tendo preferência pela aquarela sobre papel. Pinta marinhas, a flora e a figura humana; expressa-se através da cor, indo da figuração à quase abstração. Ela tem apurado cada vez mais a sua produção de aquarelas, nas quais pigmentos se diluem em aguadas que emocionam o olhar.

  • 2 DMQ Noelice pintandodetalhe

    Artista plástica baiana, cuja formação se deu sob a orientação do gravador Hansen Bahia. Em Cachoeira (BA), organizou cursos, oficinas e festivais. Contribuiu para a implantação da Fundação Hansen Bahia em Cachoeira e São Félix, e foi a sua primeira diretora executiva. Teve papel na formação artísticas de jovens do Recôncavo baiano.

  • JMario destaque

    Artista autodidata com incursões em fotografia, cinema, pintura, desenho e literatura. Fundador do Foto-Cine Clube da Bahia (1967) ao lado de outros jovens artistas. Realizou filmes e fotografias nos anos 1970. Escritor de textos jornalísticos, poéticos e memorialistas, a sua produção dialoga com as ciências sociais e a crítica político-social. Seus desenhos possuem estilo caricatural e integram palavras, frases e poemas, combinando memória, história e crítica a acontecimentos recentes.

  • Biro foto Reginaldo Santos 2022

    Escultor baiano da cidade de Cachoeira, Biro iniciou observando escultor Louco (Boaventura da Silva Filho) e trabalhou com membros da família, sobretudo Doidão.Biro é assim um dos protagonistas das expressões de matrizes africanas no Recôncavo. É um dos artistas, cuja trajetória está presente no Projeto Traço Negro (2022), da autora Tina Melo.
    À esquerda: Biro (Fofo: Reginaldo Santos, 2022).

  • foto destacada

    Lygia Sampaio foi a primeira artista a se destacar no meio modernista de meados do século XX na Bahia, participando de diversos salões de arte. Empregou técnicas de desenho, pintura e técnica mista, produzindo até cerca de 2014. Os comentários da crítica especializada sobre a sua obra expressam a importância da sua contribuição às artes visuais. Formada em Museologia em 1975, atuou no Museu da ABI e foi uma das responsáveis pelo Núcleo de Artes do Desenbanco, ambos em Salvador, BA.
    Fotografia: Lygia Sampaio. 1949. Detalhe. Foto: Gervásio Batista (Biblioteca do MAB).

  • dmq Gilberto Filho  21_01_10 022

    Gilberto Filho é um escultor baiano, cujo trabalho resulta da experimentação. Evoca a arquitetura moderna, destacando-se pela coerência temática,, harmonia das formas e cores de diferentes madeiras. A sua família mantém marcenaria de móveis rústicos na cidade de Cachoeira há muitas décadas, sendo o design dos móveis, realizado, geralmente, por ele. Participa de exposições desde os anos 1990.

  • Artista multimídia da cidade de Cachoeira, BA. Autodidata como artista plástico, com produção figurativista e abstracionista. Tem formação em Cinema e Audiovisual e interessante produção de documentários sobre artistas da sua cidade que lhe são contemporâneos.

  • Artista visual baiano, oriundo de Tanquinho, atuante em Feira de Santana e região metropolitana, premiado em salões regionais. Nas artes visuais, destacam-se suas instalações, o desenho e a pintura, versando sobre temas da cultura local e regional; e erotismo. Ademais, foi iniciado na música em filarmônicas; é técnico em edificações, atividade que exerce, e mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade (UEFS).

  • Artista visual, nascido em Santa Inês, Bahia, com formação em Desenho e em Artes Visuais. Emprega materiais diversos e se expressa através de diferentes suportes, assim como realiza instalações e videoarte. Seu trabalho tem caráter experimental e processual.

D536

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.

Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3

1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título

CDU 7.046.3(038)