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Carybé foi um artista que exercitou magistralmente diversas técnicas, assomou seu talento e seu desenho ágil aos esforços renovadores da primeira geração moderna da Bahia, incluindo a realização de inúmeros murais em diversos estados brasileiros e no exterior, meio de preferência do artista, especialmente as obras que permitiam acesso público. Destacou-se como muralista, desenhista, ilustrador de livros, pintor e escultor.

Marlene Cardoso é natural da cidade de Triunfo na Bahia, mas cedo fixou-se em Salvador, estudando Licenciatura em Desenho e Plástica, na Escola de Belas Artes da UFBA, vindo a ser docente de História da Arte dessa instituição. Emprega técnicas de desenho e pintura, sendo a figura humana é o tema mais recorrente de seu trabalho.

Ayrson Heráclito é artista visual e curador, doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, lidando com frequência com elementos da cultura afro-brasileira, muitas delas, premiadas e vistas em individuais na Bahia e em festivais e bienais internacionais. Nos seus trabalhos encontramos dendê, referências à vida no Brasil colônia, à carne de charque, ao açúcar, ao peixe, esperma, sangue, corpo, dor, arrebatamentos, apartheids e sonhos de liberdade. Recentemente foi premiado pelo Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil com residência artística na Raw Material, em Dakar, Senegal.

(Itabuna, Bahia, Brasil, 16 novembro de 1928) Retrato: Formação: 1954 – Teresópolis, RJ. Fez o Curso Internacional de Férias da “Pró-Arte”, dirigido pelo Prof. M. J. Koelbreutter. 1959 – Salvador, BA. Diplomou-se em Pintura – Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA – UFBA). 1962 – Aluna do Curso Livre de Escultura[...]

Rachel Mascarenhas é artista visual e arquiteta graduada pela Universidade Federal da Bahia. Dispõe da pintura, gravura, vídeo, performance, fotografia e intervenções urbanas em seus trabalhos artísticos. Iniciou em 2002 aulas de Teoria e História da Arte no MAM-BA – ocasião na qual começou uma parceria com Ana Paula Pessoa. A partir de então passou a integrar o corpo como elemento recorrente às suas produções artísticas, cujo contato e percepções foram acentuados pela prática da Yoga.

Artista visual, fotógrafa e arte-educadora, Ana Paula Pessoa iniciou sua produção usufruindo da fotografia e o seu diálogo com o corpo enquanto agente ativo da criação artística. A partir de 2002 começou uma parceria com Rachel Mascarenhas, tornando frequente a abordagem do corpo no meio videográfico, através de performances e intervenções urbanas. Atualmente realiza o Mestrado em Processos Criativos nas Artes Visuais, pela Escola de Belas Artes da UFBA, onde desenvolve o projeto “Entre corpos: experimentos com corpo, fotografia e vídeo”.

O Surrealismo é um movimento que surgiu em Paris nos anos 1920, fomentado por escritores franceses e que se estendeu às artes plásticas e ao cinema. Liderados pelo escritor e estudante de medicina André Breton, inspiraram-se na psicanálise para dar encaminhamento a seus processos artísticos. No Manifesto do Surrealismo (1924), Breton escreveu: “O surrealismo repousa na crença[...]

(Salvador, Bahia, Brasil, 12 de outubro de 1925 – Salvador, Bahia, Brasil, 12 de março de 2004)   Retrato:   Formação: 1940-1941 – Salvador, BA. Estudou na Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia. 1946 – Rio de Janeiro, RJ. Concluiu o Curso Superior na Escola Nacional de Belas Artes; fez curso de cenografia[...]

SANTOS, José Quaresma. (* Lisboa, Portugal, 16…?). Ofício: Pedreiro. Assinatura:   Dados biográficos: Filho de Manoel Quaresma e Madalena dos Santos. Casou-se em Lisboa, com Maria Micaela de Pontes. Pediu admissão na Irmandade da Santa Casa em 1702. Foi nomeado em 1708 arruador e medidor do Conselho de Salvador e seu Termo, “por ser dos[...]

FAVELA, Antônio. Ofício: Pedreiro. Dados biográficos: Mestre dos canteiros e pedreiros. Foi nomeado oficialmente como “mestre das obras públicas de cantaria e alvenaria” da Casa da Câmara que foi construída entre 1662-1673. Tendo como fornecedor do arenito de Itapagipe, Fructuoso de Araújo. Mais é ignorado até que ano ele dirigiu estas obras. (OTT, vol. II,[...]