Autor do Verbete: Suzane Pinho Pêpe

RESULTADOS
  • nelson-magalhc3a3es-filho detalhe

    Premiado em salões e bienais, o artista visual Nelson Magalhães Filho é pintor, fotógrafo e produtor de filmes, ao tempo que é poeta, músico e atua no teatro. A pintura que desenvolve é gestual, inacabada e áspera. Sua obra é fortemente questionadora em relação à existência e à angústia humanas, assim como é sensível às desigualdades sociais.

  • Billy Oliveira é artista plástico atuante na cidade de Cachoeira, BA, desde os anos 1980. Tem buscado sintetizar figuração e abstração, tanto na escultura quanto na pintura.

  • Artista baiano que atuou entre os anos 1950 e 1980. Vivenciou o clima do modernismo baiano desde a primeira geração, e morou uma fase em São Paulo, quando diversos artistas se aproximaram das tendências surrealista e do realismo mágico. Nesse contexto, ele se inseriu. De volta à Bahia, contribuiu para a arte, fazendo pinturas figurativas, oníricas e abstrações figurativas; também dedicou-se ao gênero do retrato.

  • Escultor oriundo de Cairu, BA, atuante na cidade do Salvador entre os séculos XVIII e XIX. Seu testamento encontra-se no Arquivo Público da Bahia, em Salvador, há menção a seu nome em livros de diversas irmandades religiosas dessa cidade, assim como a sua assinatura consta em documento do Arquivo da Santa Casa de Misericórdia, em Salvador. A ele são atribuídas muitas obras por diversos historiadores da arte.

  • RETRATO ALETÍCIA BERTOSA RIBEIRO (3)

    Ceramista de figuras, pertencente ao ciclo de ceramistas da Família de Armando Santos, Tamba Xavier e Pedro de Jesus Santos. Encontra-se em atividade na cidade de Cachoeira, BA, e tem contribuído, junto com seu filho Florival, conhecido como Flor do Barro para a transmissão de motivos iconográficos afro-brasileiros a seus descentes..

  • Ceramista baiano atuante em Cachoeira, BA, descendente de Armando Santos e Tamba Xavier, filho de Pedro Santos e Alentícia. Ele se centra na temática afro-brasileira, dando continuidade ao trabalho de seus familiares. Contudo introduziu, às suas representações, uma maneira de tratamento dos corpos das figuras influenciada pelas imagens de filmes e quadrinhos norte-americanos.

  • Escultor autodidata, natural de Santa Maria da Vitória, que viveu mais de cem anos. Entalhava santos, oratórios domésticos, altares e figuras de proa (carrancas). Passou a assinar F. Guarany nos anos 1960. As suas carrancas tiveram grande repercussão, entre críticos de arte, como objeto artístico, nos anos 1980. Sua trajetória foi escrita por Paulo Pardal.

  • Ceramista oriundo da cidade de Cachoeira, BA, autor de figuras de Exu, outros orixás e presépios, feitos de argila e queimados ao sol. Seu trabalho e de outros membros da sua família são representativos das culturas de matrizes africanas e católicas que estão presentes na região do Recôncavo da Bahia.

  • 1Hansen Bahia Foto Acervo FHB repr Jomar Lima

    (Hamburgo, Alemanha, 19 de abril de 1915 – São Félix, Bahia, Brasil, 14 de junho de 1978) Formação: (É necessário que venha a ser estudada, inclusive por pesquisadores que dominem a língua alemã.) Período de atividade: Início dos Anos 1940 – 1976 Principais especialidades: Gravura e ilustração. Outras atividades: Escritor, cineasta e professor de gravura. Assinatura:[...]

  • Retrato de Guache Marques

    Artista plástico e programador visual, nascido em Feira de Santana, atuante na cidade do Salvador, onde se graduou em Artes Plásticas. Destacam-se seus trabalhos em desenho, pintura, e arte digital. mas também encontra expressão em outras técnicas, inclusive mistas. É sensível à questão do humano e do religioso, o que projeta em seu trabalho artístico.

D536

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.

Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3

1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título

CDU 7.046.3(038)